Dicas de nutricionistas para começar bem o dia

Atualizado: 18 de Jul de 2018



O café da manhã, que é a primeira refeição do dia, também é considerada a mais importante. Isto porque o organismo passa pelo menos 8 horas sem alimentos, e nesse período o corpo entra em estágio de catabolismo, ou seja, começa a consumir seus nutrientes. Por isso, um bom café da manhã irá repô-los e fornecer a energia necessária para iniciar o dia. 

Segundo a nutricionista Gabriela Rebello, algumas pessoas não sentem fome de manhã e pulam esta refeição. Porém, quem faz isso pode estar correndo o risco de ter um rompante de fome algumas horas depois e acabar comendo o que vier frente, como alimentos calóricos, gordurosos e de acesso rápido, por exemplo: biscoitos, salgados, refrigerantes, sucos industrializados, pães doces, entre outros.


“Estudos já comprovam que pessoas que não realizam o café da manhã tendem a comer mais ‘besteiras’ no final do dia para compensar o estresse. A falta da primeira refeição interfere no controle da controle da ansiedade e compulsão alimentar”, explica Gabriela. Além disso, ficar sem café da manhã traz como consequência mau humor, cansaço, dificuldade de concentração, sonolência e até desmaio. 

0 visualização