12 benefícios do mamão

Você conhece os benefícios do mamão? Nós separamos 12 deles para vocês!


1. Consumir mamão previne enjoos e ajuda no tratamento da constipação


Tomar suco de mamão e comer a fruta madura ajuda na digestão dos alimentos. A presença de ácido fólico, vitamina C e vitamina E no mamão também previnem enjoos porque produzem um efeito tônico no estômago e nos intestinos.


2. Protege contra doenças cardíacas


Comer mamão pode ser muito útil para a prevenção da aterosclerose e doenças do coração. A fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A. Estes nutrientes ajudam a evitar a oxidação do colesterol.


3. Dá suporte ao sistema imunológico


A vitamina C e a vitamina A, que são desenvolvidas no organismo a partir do betacaroteno, presente em abundância no mamão, são necessárias para o bom funcionamento do sistema imunológico.


4. Atua como anti-inflamatório


O mamão contém várias enzimas que digerem proteínas específicas, incluindo a papaína e quimopapaína. Estas enzimas servem para ajudar a reduzir a inflamação e para melhorar a cicatrização de queimaduras.


5. Protege contra a degeneração macular


A degeneração macular é uma doença do olho relacionada à idade e é a principal causa de perda de visão em adultos mais velhos. Nesta condição, as células oculares se degeneraram, o que resulta em visão turva e pode causar cegueira.


6. Pode proteger contra a artrite reumatoide


Enquanto um estudo sugere que altas doses de suplementos de vitamina C podem causar osteoartrose, um tipo de artrite degenerativa, outro indica que o consumo de alimentos ricos em vitamina C, tais como o mamão, pode proteger contra poliartrite, uma forma de artrite reumatoide que envolve várias articulações.


7. Ajuda a diminuir o colesterol


Mamões são ricos em fibras, vitamina C e antioxidantes que impedem a acumulação de colesterol nas artérias. Acúmulo de colesterol pode bloquear as artérias completamente, causando diversas doenças no coração e no sistema vascular.


8. Ajuda a emagrecer


Mamão é uma fruta que não pode faltar na dieta de quem está planejando perder peso. Ele possui poucas calorias, tem uma quantidade considerável de fibras que ajudam a controlar a fome e tem propriedades que trazem benefícios do mamão ao funcionamento do intestino.


9. É bom para diabéticos


Embora o mamão seja naturalmente doce, ele tem baixo teor de açúcar (8,3 g em um copo de mamão cortado). Esta propriedade faz da fruta uma excelente escolha para diabéticos. As vitaminas e fitonutrientes que ele possui impedem o desenvolvimento de doenças do coração advindas do diabetes.


10. Previne sinais de envelhecimento


Hábitos saudáveis como comer um mamão diariamente podem retardar o processo de envelhecimento. O mamão é rico em vitamina C, vitamina E e antioxidantes como betacaroteno, que ajudam a proteger a pele de radicais livres, diminuindo a incidência de rugas e o ressecamento da pele.


11. Promove o crescimento do cabelo


Além de manter a pele saudável, mais um dos benefícios do mamão é sua importância para a saúde dos cabelos. A vitamina A em si é utilizada na produção de sebo, um composto que é crucial para manter os cabelos lisos, brilhantes e hidratados.


12. Pode prevenir o câncer


O mamão é rico em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que previnem as células de sofrer danos pela ação dos radicais livres. Um estudo realizado pelo Departamento de Saúde da Harvard School mostrou que o betacaroteno, encontrado em abundância no mamão, protege contra o câncer de próstata e atua contra o crescimento do câncer de cólon.


17 visualizações